top of page
  • Foto do escritorInova Arquitetura

Fogão ou Cooktop?

Está na dúvida entre fogão ou cooktop? Aqui vão algumas informações que poderão te ajudar a definir qual a melhor opção para você. Você precisará considerar algumas características básicas da sua rotina, do seu espaço disponível, e seu orçamento.


FOGÃO

O fogão, sem dúvida possui um custo melhor comparado com a dupla cooktop+forno de embutir, por já possuir um forno integrado. Alguns modelos atualmente possuem até dois fornos, um maior e outro menor, que possibilita assar dois alimentos em temperaturas diferentes.


Os fogões podem ser de chão ou de embutir. Na opção de chão, a instalação é muito mais prática por ser móvel e adaptável a qualquer cozinha que tenha um ponto de gás.

Cozinha com uso de fogão de 4 bocas. Fonte: Inova Arquitetura

A opção de embutir fica suspensa e como o nome já sugere, fica embutido na bancada e no armário sob ela. Assim necessita que o móvel tenha recortes por baixo para ventilação, conforme manual de cada produto. Essa opção garante um visual um pouco mais clean, e a marcenaria precisa ser muito bem projetada para o nicho do fogão ter as dimensões adequadas.

Em se tratando de fogões para uso residencial, encontramos no mercado diversas marcas de qualidade nas versões de 4, 5 e 6 bocas. Os modelos de 4 bocas são indicados para famílias pequenas, para quem tem pouco espaço para o fogão (aprox. 60cm de largura) e para quem não tem costume de cozinhar em muitas panelas ao mesmo tempo. Os fogões de chão em acabamento de pintura branca geralmente são mais baratos que os com acabamento em inox. Os modelos com acendimento automático, controle de temperatura, timer, grade deslizante, vidro espelhado, acabamento em inox, etc acabam aumentando o preço. Mas somente você pode decidir qual será mais adequado para seu dia a dia. Acesse os manuais dos eletrodomésticos no site do fabricante. Os fogões de 5 bocas no geral possuem uma boca central maior e com chama dupla, mais forte, que acelera o preparo de alimentos em panelas maiores. Os de 6 bocas, para quem tem uma família muito grande e cozinha bastante pode ser a melhor opção.


COOKTOP

Os cooktops são os preferidos por uma grande maioria, por trazerem um visual mais moderno e super clean. Ficam quase imperceptíveis e são perfeitos para cozinhas integradas. Podem ser a gás, ou elétricos ou ainda de indução magnética. Se forem elétricos vitrocerâmicos, as panelas devem ser planas. Os cooktops podem ter a partir de 2 bocas, ideal para quem mora sozinho ou tem pouquíssimo espaço.

Cozinha com cooktop e forno elétrico embutido no móvel. Fonte: Inova Arquitetura.

Os cooktops são versáteis e podem ter 2,3,4 e 5 bocas, de embutir na bancada ou ser de mesa (sem embutimento), a gás ou elétricos. A opção elétrica permite instalação em qualquer ponto da sua cozinha que possua uma tomada, dispensando ponto de gás. Ao adquirir um cooktop você terá a liberdade de posicioná-lo na posição que for mais funcional possibilitando livrar o armário em baixo do cooktop para instalação de prateleiras, armários ou gavetas. É perfeito para cozinhas integradas em ilha.

Os cooktops elétricos possuem uma resistência que aquece muito rapidamente, como de um chuveiro elétrico. Aquece o seu entorno e demora um pouco a esfriar, porém tem um custo melhor se comparado ao de indução eletromagnética.


Cozinha com cooktop e forno à gás embutido no móvel. Fonte: Inova Arquitetura

Já os elétricos de indução eletromagnética permitem utilizar apenas panelas planas com fundo de material magnético, de inox ou ferro. Possuem controle de temperatura através de um painel digital e são muito práticos de limpar, devido a sua superfície lisa e impermeável de vidro (vitrocerâmico). Por esfriar mais rápido que os elétricos, pode ser uma opção bacana para quem tem criança em casa.


132 visualizações0 comentário
bottom of page